O Facebook começou a testar um novo layout que faz as páginas do site parecerem com o Orkut.

A mudança começou a ser percebida por donos de páginas brasileiras nesta quarta-feira (20/07/2016). O Facebook confirmou que conduz o teste. “Estamos testando um novo layout para páginas no desktop para transformar este recurso em algo mais útil para as pessoas e facilitar a interação com páginas de empresas, por meio de uma foto de capa maior e botões de ação mais proeminentes”, afirmou uma porta-voz da empresa.

Um dos que notou a mudança foi, Euller Castro, administrador da “Designers Cristãos”. Para ele, a alteração gera desconforto mas traz “mais espaço tanto para informação quanto pra imagens”. Ele também destacou as semelhanças com os perfis de usuários do Orkut, rede social encerrada em 2014 que foi líder entre os sites do gênero no Brasil até 2012.

A comparação entre as duas redes sociais é compreensível. Assim como no Orkut, a imagem de exibição da página deixa de ser sobreposta à imagem de cobertura, inexistente na rede social aposentada, e passa a ocupar a lateral esquerda. O menu de informações passa a ocupar o espaço abaixo da foto.

Até os itens indicados aproximam as duas redes. Enquanto o Facebook lista ícones para “Página Inicial”, “Fotos”, “Sobre”, “Curtidas”, “Vídeos”, “Instagram Feed”, “YouTube” e “Publicações”, o Orkut mostrava “minhas atualizações”, “scraps”, “fotos”, “vídeos”, “depoimentos”, “aniversários” e “conversas”.

As similaridades continuam. Do lado direito, o Facebook mostra as pessoas que “curtiram” a página. No Orkut, esse espaço era destinado aos amigos.

Também há diferenças. O centro do novo layout testado pelo Facebook reúne as publicações da própria página. No Orkut, esse espaço era destinado a depoimentos de conhecidos.

O Facebook não informa quando a nova aparência das páginas será implantada.

Novo Visual

 

Comparação layout orkut

 

Se você ainda não recebeu o novo layout de páginas do Facebook, basta limpar o cache do seu navegador.

Compartilhar.

Sobre o autor

Carioca, 19 anos de idade, fundador do blog Tanque Design. inspirado em tudo que é belo e de magnitude ampla.

Deixe uma resposta

Powered by themekiller.com